sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Problemas em algumas respostas

Caros alunos,

Havia decidido ficar até a madrugada de hoje nas correções das questões, para que, logo amanhã, vocês já tivessem as notas da 2AV. Ocorre que, infelizmente, verifiquei que algumas (poucas) respostas eram cópias indevidas de textos de terceiros, publicados na Internet. Assim, resolvi parar a correção para pensar em como proceder quanto a este ato de desonestidade. É realmente cansativo e desestimulante lidar com esse tipo de comportamento e, pela seriedade do assunto, achei por bem somente decidir o que fazer depois de falar com a turma no início da próxima aula, situação em que decidiremos também sobre a (in)viabilidade do projeto do livro da disciplina, já que um assunto tem sérias implicações no outro. Penso ser interessante que todos estejam presentes.

A publicação do resultado da 2AV, portanto, está suspensa até lá.

Att.,
Lycurgo

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor,

Existe a possibilidade de mandar as questões referentes á 2ª Avaliação até amanhã?

Ou o prazo já está, de fato, encerrado?

Aguardo resposta,

Joao Paulo Araujo

Tassos Lycurgo disse...

Oi João,

"Somente serão considerados para efeito de nota os comentários publicados em até sete dias corridos da postagem de cada questão pelo professor. O prazo é contado excluindo-se o dia do início e incluindo-se o do final."

Há também algumas dicas quanto aos problemas com prazo (que foram postadas em 24.09.2008):

1. Procure postar no máximo no sexto dia do prazo, pois assim, se algo der errado, você ainda terá 24 horas para postar novamente a resposta.

2. Não haverá quaisquer mitigações das regras da disciplina para casos particulares (seja por telefone, seja pessoalmente), exceto, por óbvio, os casos normativamente previstos, a exemplo do caso da aluna gestante, que é amparado pela Resolução 053/2000 do CONSEPE, UFRN (conheça as Resoluções do CONSEPE).

3. Toda modificação das regras da disciplina serão publicamente tratadas no blog, que é o espaço público em que devemos tratar desses assuntos. Um exemplo disso foi a mudança de cinco para sete dias do prazo para resposta (abordada na postagem de 12 de agosto de 2008).

4. Qualquer informação quanto às regras da disciplina que não estejam no site da disciplina ou no blog, deve ser confirmada por você por meio do blog, para que não haja espaço para mal-entendidos.

Att.,
TL

Anônimo disse...

Caro professor Lycurgo, boa noite. Desejo expressar minha opinião cordialmente.

Embora tenha sido constatada essa desonestidade, acredito que esse fato não provoque uma repercussão tão grande assim no projeto, uma vez que são casos isolados. E não poderia ser diferente, visto que esse sistema de avaliação não agrada à todos, convenhamos.

Entretanto, penso que uma coisa não repercute tão fortemente assim na outra. No meio de um mar de respostas francas, encontram-se algumas poucos destoantes do corpo, o que não poderia abalar um projeto tão interessante e de tão grande benefício para nós discentes.

Se formos contar com a colaboração de 100% dos avaliados para continuarmos no projeto do livro, talvez recaíssemos numa ingenuidade, pois até mesmo em qualquer sala de aula há a sempre haverá o pessoal da "cola", sem que isso desqualifique todos os demais alunos.

Concluo dizendo que se o senhor optar pelo caminho mais radical, influenciado pelo desestímulo compreensível diante de tal ato nada louvável por parte dos referidos, que seria o de desistir do livro, restando-o inviável, os mais prejudicados seriam aqueles que sinceramente estão entusiasmados com tudo, e que nada tem haver com um ou outro que utilizou-se desse expediente reprovável, pois tenho interesse também em fazer parte do projeto, e não gostaria de vê-lo descer por água à baixo. Pelo menos não por esse presente motivo.

Acredito que teremos oportunidade para conversamos melhor sobre o assunto na quarta, mas antecipo minha opinião no intuito e servir de novo ânimo e estímulo, diminuindo um pouco do cansaço provocado por tal comportamento e manterei minha posição na próxima aula, onde tenho o imenso desejo que nos dê tudo certo e que essa situação, embora séria, seja considerada não comprometedora face a grandeza do projeto e que corram como águas passadas, das quais teremos apenas lembranças.

Forte abraço e até quarta!

Vinícius da Costa Fernandes
200309854

Tassos Lycurgo disse...

Caro Vinícius,

Agradeço-lhe pela mensagem de incentivo.

Quanto ao projeto, realmente seria uma pena que não pudéssemos continuar com ele.

Ocorre que, como é uma obra coletiva, não me sentiria confortável em ter meu nome publicado em um livro em que constassem pessoas que usaram de expedientes odiosos como o do plágio para na produção de “seus” textos, mormente na tentativa de levar o professor ao erro, ao fazer com que lhes sejam atribuídas notas eventualmente maiores do que as de tantos outros alunos que se dedicam no caminho do esforço árduo (sempre mais difícil, mas de resultados infinitamente mais duradouros) de pesquisar e escrever as suas próprias respostas.

Graças a Deus, a maioria esmagadora dos alunos (da qual você faz parte) é de pessoas honestas, o que, em grande extensão, dá algum sentido à tentativa de fazer do magistério público um ambiente em que se busca, acima de tudo, o aprendizado de qualidade.

Discutiremos democraticamente todos esses problemas na quarta-feira, quando, por certo, daremos um encaminhamento definitivo para o projeto do livro.

Att.,
Lycurgo