quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Terceira Questão da Primeira Avaliação (1AV/Q3)

Caríssimos alunos e alunas,

Segue a 1AV/Q3:

Em breves linhas e com base na aula de hoje (13.08.2008), disserte sobre o tema abaixo, relacionando-o, sempre que possível, à seara trabalhista:

"Um processo que não servisse de instrumento para o Ministério Público defender o Regime Democrático seria, no mínimo, inconstitucional".

At.,
Lycurgo

PS.: Embora, à primeira vista, esta questão possa parecer por demasiado complexa, sei da capacidade de vocês e, por isso, não temo em dizer que conseguirão produzir respostas de grande qualidade. Confiem em si mesmos, reflitam sobre o tema e escrevam de forma argumentativa as suas idéias, ok?

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pequenas Modificações nas Regras das Avaliações

Caros alunos,

Em atenção aos pedidos de alguns de vocês, que me disseram que, por mais que se esforçassem, se viam impossibilitados de acessar a Internet com a brevidade exigida, resolvi promover as seguintes modificações nas regras das avaliações:

a) O prazo para publicação passa a ser de sete dias, não mais de cinco, devendo ele ser contado excluindo-se dia do começo e incluindo-se o do final (à semelhança do Caput do art. 132 do CC).

b) O antigo item (iii), que previa que “Os comentários qualitativamente idênticos, mas publicados primeiro, tendem a receber notas melhores do que os publicados por último”, foi retirado das regras da avaliação. Isso não quer dizer que vocês não devam se esforçar para responder as perguntas o quanto antes possível, pois tal esforço (permeado por pesquisas e prazos exíguos) por certo será compensado por um aprendizado mais sólido e duradouro.

Os demais itens foram renumerados.

Para saber como ficaram as regras, leia o tópico correspondente na página da disciplina.

Atenciosamente,

Lycurgo

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dúvida Prática Quanto à Postagem dos Comentários

Caros alunos,
A seguinte dúvida prática me foi apresentada:

"Professor, não consigo postar minha resposta no blog da disciplina. O problema aparece no momento em que se pede para colocar a identidade "Google/Blogger", que não possuo. Como devo proceder?"

Informo que a resposta para tal inquirição está disponível para todos no item 3.10. das perguntas freqüentes (faq).

At.,
Lycurgo

Segunda Questão da Primeira Avaliação (1AV/Q2)

Caros alunos e alunas,

Segue a segunda questão da nossa primeira avaliação:

Discorra sobre a interpretação evolutiva do art. 769 da CLT a fim de compatibilizá-lo com a nova teoria das lacunas do direito.

Ademais, note que há algum tempo elaborei uma resposta simples para tal questão. Está disponível no Editorial Jurídico, sob o tópico Questões de Direito Processual do Trabalho. Sugiro que leia o que escrevi, pesquise em outras fontes e elabore a sua resposta, sempre de forma pensada e fundamentada, certo?

At.,
Lycurgo