sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Não haverá aula na segunda-feira

Caros alunos,
1. Conforme fui informado, haverá vestibular nas salas do Setor I nas próximas segunda e terça, razão por que não haverá aula de processo do trabalho nesta segunda, dia 24.11.2008.
2. Embora eu já tenha disponibilizado no blog todas as questões das três avaliações, continuarei ministrando aula a partir da próxima quarta-feira para aqueles que desejarem se aprofundar um pouco mais no assunto. Os que quiserem ir serão bem-vindos.
Att.,
Lycurgo

Dia da 4AV

Caros alunos,

Está decidido o dia da 4AV: 10 de dezembro de 2008.
Para saber como será a 4AV, clique aqui.

Att.,
Lycurgo

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Caros alunos,

Segue logo abaixo o email que recebi da PROGRAD e que, por certo, é de interesse de todos vocês.

Att.,
Lycurgo

-----Mensagem original-----
De: PROGRAD [mailto:PROGRAD]
Enviada em: quarta-feira, 19 de novembro de 2008 16:31
Para: tl@ufrnet.br
Assunto: Revogação da consolidação de estudos para 2009.1

Comunicamos a todos que o CONSEPE revogou o item relativo à consolidação de estudos no Regulamento dos Cursos de Graduação (Resolução 103/96-CONSEPE), não sendo mais necessário portanto o intervalo de 10 dias com reposição de conteúdo para o aluno. A norma determina agora que o prazo é de 5 dias úteis entre a publicação dos resultados da última unidade e a realização do exame final, sem necessidade de reposição de conteúdo. Lembramos porém que essa nova disposição só é válida a partir de 2009.1, vigindo ainda o prazo de 10 dias com consolidação de estudos para 2008.2.

Abaixo a nova redação do artigo:

Art. 95. O aluno cuja média parcial for maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 7,0 (sete) terá direito à realização de uma avaliação final.
§ 1º. (Revogado).
§ 2º. O prazo para realização da avaliação final é de, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da divulgação da média parcial do aluno

Charge

O chargista Maurício Ricardo e alguns formandos em Direito. Apenas uma charge.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pleno do TST aprova mudanças na jurisprudência

Caros alunos,

É muito importante ler esta notícia sobre as mudanças recentíssimas da jurisprudência do TST.

Att.,
Lycurgo

Postergação do projeto do livro

Caros alunos,

Por questões técnicas (tempo demasiadamente exíguo para o fim do semestre, existência de muitas respostas ainda pendentes de melhoria pelos alunos, etc.), o projeto do livro da turma infelizmente haverá de ser postergado. Gostaria apenas de registrar publicamente o meu sincero agradecimento à comissão, presidida pelo aluno Lauro Ericksen, pelo esforço em tentar viabilizar a obra ainda neste semestre, o que não foi possível por razões alheias à vontade da comissão. Eventualmente, tal projeto poderá continuar no próximo ano, mesmo que de forma diversa da que foi pensada na nossa disciplina, mas isso envolverá outros e maiores esforços. Veremos.

Att.,
Lycurgo

Décima Questão da Terceira Avaliação (3AV/Q10)

Caros alunos,

Segue a 3AV/Q30:

Em alguma situação é aplicável o art. 736 do CPC na execução do processo do trabalho? Fundamente a resposta.

Att.,
Lycurgo

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Últimas decisões tomadas no curso

Caros alunos,

Como vocês podem ver abaixo, as notas da Q27 e Q29 serão atribuídas a todos. As Q26 e Q28 foram postadas hoje. A Q30 será postada na próxima quarta-feira (19.11.2008). A 4AV poderá ser no dia 26.11 ou no dia 01.12, data a ser discutida na postagem correspondente em no máximo 48h, quando decidirei definitivamente pela data.

Att.,
Lycurgo

Dispensa da Nona Questão da Terceira Avaliação (3AV/Q29)

Caros alunos,

Em função da proximidade da data para consolidação das notas no calendário acadêmico, decido que a pontuação da Q29 será atribuída a todos os alunos.

Att.,
Lycurgo

Pesquisa - Data da 4AV

Caros alunos,
Vocês preferem que a 4AV seja quarta-feira (27.11.2008) ou na segunda-feira (01.12.2008)? Aqueles que quiserem opinar devem colocar seus posicionamentos nos comentários. Haverá um prazo de 48h para que, em virtude das opiniões publicadas, eu possa determinar a data.
Atualização em 19.11.2008: Alguns alunos em sala de aula pediram que a 4AV fosse no dia 10.12.2008. Há alguma objeção quanto a isso?
Att.,
Lycurgo

Oitava Questão da Terceira Avaliação (3AV/Q28)

Caros alunos,
Segue a 3AV/Q28:
• • •
A multa do art. 475-J do CPC se aplica ao Processo do Trabalho?
• • •
Att.,
Lycurgo

Dispensa da Sétima Questão da Terceira Avaliação (3AV/Q27)

Caros alunos,

Em função da proximidade da data para consolidação das notas no calendário acadêmico, decido que a pontuação da Q27 será atribuída a todos os alunos.

Att.,
Lycurgo

Sexta Questão da Terceira Avaliação (3AV/Q26)

Caros alunos,
Segue a 3AV/Q26:
• • •
Há prescrição intercorrente na Justiça do Trabalho?
• • •
Att.,
Lycurgo

Como será a 4AV? (II)

Caros alunos,

De volta ao blog, já me deparei com a reclamação de alguns alunos quanto à 4AV, os quais entendem ser demasiadamente difícil estudar vinte e sete questões (já com várias respostas disponíveis aqui mesmo no blog) para que dessas sejam sorteadas cinco para responder na 4AV, com direito a consulta à legislação seca, inclusive. Não entrarei no mérito da discussão (estou meio sem tempo!), mas atenderei integralmente ao pedido do aluno Hebert e ainda de forma mais benéfica da que ele expôs na sua postulação. Assim, decido que o conjunto das questões de onde serão sorteadas as cinco da 4AV será unicamente o das questões pares (Q2, Q4, ..., Q28, Q30), somando quatorze questões (excetuando-se a Q20, que não entrará no sorteio). Como são apenas quatorze questões, espero que os alunos que ficarem na 4AV possam se dedicar bastante a elas, o que, por certo, desembocará em respostas bastante elaboradas. Fora a diminuição do número de questões que entrarão no sorteio (de 27 para 14), todas as demais regras permanecerão inalteradas, de maneira que considero este assunto resolvido e superado, sendo a partir de então indeferidos de pronto quaisquer novos requerimentos referente a mudança do método da 4AV.

Att.,
TL