segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Do Minicurso: últimas informações

Caros alunos e demais navegantes,

Obtive há pouco a confirmação da data e local do minicurso “O combate à discriminação do Trabalhador”, a ser ministrado por mim na Semana de Humanidades do CCHLA. Será na quarta-feira, dia 22.10.2008, das 8h às 12h, na sala 01 do bloco E do setor II da UFRN.

Lembro ainda que, de acordo com a Secretaria do evento, as inscrições serão feitas unicamente por e-mail até depois de amanhã, dia 15.10.2008, de forma que, nos dias 16, 17 e 20.10, todos os participantes deverão procurar na secretaria da semana de Humanidades os comprovantes que darão acesso às atividades em que se inscreveram.

O e-mail para inscrições é o seguinte: humanidades@cchla.ufrn.br

Para maiores informações, veja a página do minicurso e a da Semana de Humanidade.

Att.,
Lycurgo

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor, também comungo da opinião de João Paulo e de muitos outros alunos que até o momento não se manifestaram acerca do assunto. Confesso que é extremamente válida para o aprendizado essa metodologia adotada pelo Senhor, visto que fomenta a pesquisa de todos os assuntos abordados em sala de aula e realmente faz com que o nosso conhecimento na disciplina só tenda a aumentar. Considero que o Senhor, sem sombra de dúvidas, sem querer "puxar o saco", é um dos melhores professores que já tivemos em todo o curso de direito. Um dos melhores, visto que o Senhor demonstra pleno domínio, pontualidade e interesse acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Mas professor veja também a nossa situação. Muitos de nós trabalham, assim como o Senhor.Fazem estágio entre outras atividades acadêmicas, que restrigem por demais nosso tempo. Veja o meu caso, trabalho por seis horas no Tribunal de Justiça, só tenho tempo livre à tarde, e olhe lá. A maioria dos alunos estão terminando o curso, se não fosse assim não estaríamos preocupados com isso. E resolveríamos até três ou quatro questões por semana, ou até uma por dia. Mas entenda, por favor, professor. Muitos alunos estão faltando aulas pra responder pela internet as questões do senhor. Pagamos outras disciplinas. Acredito, sem sombra de dúvidas, que se o senhor colocasse apenas uma questão por semana, a frequência nas aulas do senhor, mesmo sem o senhor fazer chamada, seria de quase a totalidade da turma. Digo isso sem medo de errar. Os alunos vão para suas aulas, não é pelo fato de o senhor exigir presença, pelo contrário, o senhor é até tolerante nesse ponto, mas os alunos costumam frequentar suas aulas, e esse é meu caso, pq suas aulas prendem a atenção dos discentes e são construtivas, bem desenvolvidas e esquematizadas.São muito interessantes suas aulas professor.É verdade. Vejo o senhor todos os dias, na biblioteca, se dedicando em preparar suas aulas e isso demonstra o empenho e todo o interesse que o senhor tem pelos seus alunos e pelo curso de direito.São poucos que são como o senhor.Mas veja nossa situação, ainda temos que preparar nossa monografia, e isso exige e toma grande parte do nosso tempo professor, pq queremos fazer uma coisa bem feita, um trabalho que também exige bastante pesquisa.Peço, portanto, que o senhor adite pela última vez a metodologia de avaliação, postando uma questão por semana nesse espaço de pesquisa. Grande parte da turma agradeceria muito professor Lycuro e muito obrigado pelas contribuições prestadas pelo senhor para com nosso aprendizado. Tb temos que estudar pra outras avaliações, outras disciplinas, relatórios de audiências por fazer, seminários a apresentar.Eu bem sei que só o professor que pega no pé dos alunos é que faz com que eles tenham futuro na vida.Um abraço.
OBS: Também é muito cansativo professor, particularmente pra mim, dormir muito tarde.Eu só tenho tempo de responder suas questões de madrugada. No outro dia acordo logo cedo, às seis horas. Ou seja, estou dormindo pouco mais de quatro horas por dia. E isso é muito pouco. Amanheço o dia muito mal e cansado.Sei que lá na frente não vamos enfrentar moleza, mas peço a compreensão do senhor, por favor. |Minha vó tb, não é mentira, se quiser levo um atestado médico para sala, ela tem 90 anos, está prestes a fazer, se Deus quiser, 91 anos em dezembro. Moro com ela e minha tia. Ela fraturou a perna em uma queda há um mês e não está mais andando, estou acordando tb durante a noite para levá-la ao banheiro, pq ela está impossibilitada de ir.Gostaria de pedir a comprensão do senhor.É só isso que pedimos. Só uma questão por semana. Pode submeter à votação em sala de aula. Uma questão por semana seria suficiente pra todos. Eu acredito. Um abraço professor.Obrigado por tudo.E desculpe por esses alunos chatos que vc tem.Só não pense em chutar o balde. e fique à vontade para continuar com esse sistema, se a turma ou o senhor entender que será melhor para nós.

Marcelo José Câmara de Araújo
200310518
iusmarceleza@yahoo.com.br
Marcelo

14 de Outubro de 2008 01:06

Tassos Lycurgo disse...

Caro Marcelo,

Agradeço pelas palavras de incentivo.

Quanto às regras da avaliação, elas tiveram seu rigor amenizado pelo aditamento publicado em:

http://prtr.blogspot.com/2008/10/aditamento-s-regras-da-avaliao.html

Ademais, a 4AV, por certo, possibilitará que muitos, com o esforço exigido, passem adequadamente na disciplina.

Entendo as suas dificuldades, como a de muitos outros, mas confio plenamente na capacidade que temos de superá-las.

Por fim, reitero que é, acima de tudo, pensando no interesse discente que o curso é planejado.
Espero ter a sua compreensão.

Att.,
Lycurgo