quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Aviso sobre a Recuperação da 2AV

Caros alunos,

Seguem no blog, logo abaixo, dois tipos de Recuperação para as notas da 2AV. O aluno que quiser se submeter à recuperação deve seguir apenas um dos tipos, publicando necessariamente os seus comentários sob as postagens de cada recuperação.

Comentários publicados sob outras postagens não serão considerados para o fim da recuperação.

Aquele aluno que indevidamente postar seus comentário sob as postagens de ambas as recuperações (Tipo 1 e Tipo 2), será considerado como optante pelo Tipo 2.

Notem que esta recuperação é um procedimento de melhoramento das notas da 2AV, de forma que não é substitutiva da 4AV (que é direito regimental do aluno), a ser divulgada no seu momento oportuno.

Att.,
Lycurgo

18 comentários:

Anônimo disse...

Professor, não pude comparecer à aula de ontem, então estou desinformado acerca das notas da 2AV. O sr. já as divulgou? Se sim, por favor poderia disponibilizá-las ou aqui no blog ou no sigaa? Att. Isaac

Tassos Lycurgo disse...

Caro Isaac,

Como houve problemas com os trabalhos de alguns alunos, a divulgação das notas ficou postergada para depois da correção dos eventuais trabalhos submetidos à Recuperação da 2AV.

Att.,
Lycurgo

Anônimo disse...

Como saber quem teve seus trabalhos submetidos à Recuperação da 2av?

Tassos Lycurgo disse...

Todos os que quiserem podem se submeter à recuperação da 2AV. Ela foi pensada para dois grupos distintos de alunos: Tipo 1) os que tempestivamente submeteram menos de sete respostas e Tipo 2) os que submeteram qualquer número de respostas, mas querem uma nova chance para submetê-las de novo (até o limite de cinco), pois acreditam que as que já foram submetidas não alcançarão uma pontuação desejável.

Att.,
Lycurgo

Unknown disse...

Professor eu gostaria de saber qual vai ser a sistemática da quarta prova e, se possível, qual será a matéria? Se puder o senhor puder adiantar os assuntos que serão abordados nessa avaliação, eu fico desde de já agradecido.

João Paulo Pinho Cabral
200310364

Anônimo disse...

Professor, eu gostaria que, se possível, o senhor comunicasse diretamente ao aluno a sua suspeita sobre a ocorrência do plagio. Assim ele ficaria ciente do que fez e, além disso, poderia fazer a nova avaliação.

Particularmente, em uma ou duas questões, por causa da falta de tempo, tive de dar uma lida nas respostas dos outros colegas para entender o assunto e redigir a minha resposta. Estou agora sinceramente preocupado de ter copiado algo de uma origem plagiada...

A comunicação poderia ser realizada através do sistema do SIGAA.

Tassos Lycurgo disse...

Oi João Paulo,

Da sistemática da quarta prova: ainda a definir. Pode ser um texto a ser publicado no blog ou mesmo uma prova dissertativa (com ou sem consulta). Entraremos eu e os que ficarem na 4AV em um acordo quanto a isso, sem maiores problemas.

Da matéria da 4AV: conforme já avisei antes mesmo do início das aulas (v. http://www.ufrnet.br/~tl/ufrn_disc_2008.2.htm#a1), a 4AV será sobre todo o assunto ministrado na disciplina, o que não quer dizer que será uma prova difícil. Pelo contrário, o objetivo da 4AV, diferentemente das demais (cujo caráter pedagógico é predominante, conforme entendo), é o de analisar o conhecimento básico do aluno, para que, feito isso, possa-se verificar a sua aprovação na disciplina.

Att.,
Lycurgo

Tassos Lycurgo disse...

A pessoa que postou o comentário às 13:21 esqueceu de colocar o seu nome e matrícula.

Anônimo disse...

Professor,
Foi postado quanto à recuperação do tipo 2 o seguinte:

"No prazo adotado normalmente no blog, responder nos comentários desta postagem a cinco questões, devendo escolhê-las entre as Q11 e Q18, de forma que, até o limite da possibilidade numérica, não coincidam com as que ele já postou anteriormente"

Não to entendo direito o que você quis dizer com "até o limite da possibilidade numérica, não coincidam com as que ele já postou anteriormente." Essa coincidência que você fala é de ser o mesmo texto da resposta postada anteriormente?

Por exemplo, eu postei todas as 8 questões, porém to com receio de ter plagiado algo, então deverei responder 5 questões dentre as 8 da 2AV, porém de forma diferente. É isso?

Tassos Lycurgo disse...

Todos os comentários devem vir com o nome (e, se possível, matrícula) do aluno.

Tassos Lycurgo disse...

Esclarecendo algumas dúvidas:

O aluno deve responder a cinco questões. As questões, na medida do possível, devem ser diferentes das que ele já respondeu. Somente se não tiver como serem questões diferentes, o aluno pode responder alguma igual a que ele já respondeu. Por exemplo, se o aluno já respondeu a Q11, Q12, Q13, Q14 e Q15 e pretende fazer a recuperação tipo 2, ele terá necessariamente de escolher responder a Q16, Q17 e Q18 (que ainda não foram respondidas), sendo as outras duas de sua livre escolha (podem ser quaisquer duas das que ele já respondeu, ou seja, duas escolhidas entre a Q11, Q12, Q13, Q14 ou Q15).

Att.,
TL

vidadura disse...

Opa!

Professor, mais uma dúvida.

Farei a recuperação tipo 1. Na 2ª avaliação, respondi 4 questões, sendo que 3 dentro do prazo e 1 fora do prazo. Então, terei que responder mais 4 questões (3 válidas + as 4 ofertadas a título de recuperação), correto? Ou terei de repostar as 3 primeiras já respondidas? Outro ponto: visto que a 4ª questão que respondi foi BEM intempestiva, posso repostá-la (escreve-se assim mesmo?!) a título de recuperação?

É isso!

Att,

Joao Paulo M. Araujo
200310348

Tassos Lycurgo disse...

Oi João Paulo Araújo,

Você perguntou: “ Na 2ª avaliação, respondi 4 questões, sendo que 3 dentro do prazo e 1 fora do prazo. Então, terei que responder mais 4 questões (3 válidas + as 4 ofertadas a título de recuperação), correto?”

Respondo: Correto.

Você perguntou: “visto que a 4ª questão que respondi foi BEM intempestiva, posso repostá-la (escreve-se assim mesmo?!) a título de recuperação?”

Respondo a essas duas perguntas:

1ª: Sim, repostar se escreve assim, mas não sei se sua semântica abarca o termo cibernético referente a postar novamente. Repostar, na sua origem, vem do substantivo “reposta” e não no verbo “postar”, tanto que seu significado é responder com combatividade, ou mais especificamente, replicar.

2ª: Sim, você pode publicar novamente a resposta que o fez de forma intempestiva, já que, das intempestivas, nem sequer conhecemos, não é mesmo?

Att.,
Lycurgo

Anônimo disse...

Prof. e quem respondeu a todas as questões da q11 a q18, no caso da modalidade 2, como é que poderá responder sem repetir?
aquilino.

Tassos Lycurgo disse...

Oi Aquilino,

Neste caso, a pessoa terá de repetir. É o que eu quis dizer por "limite da possibilidade numérica".

Att.,
Lycurgo

vidadura disse...

Eita! surgiu hoje uma dúvida!

Olha só, a recuperação tipo 1 é pra quem, ao final, respondeu menos de 7 questoes, correto? Pronto, mas e as duas que ficaram por feitas, por todos? Conta?
Exemplo prático: Joao fez 3 questões, o seu professor ofertou a todos na sala 2 questoes (por causa de uma cientec, por exemplo), daí pra recuperação ele terá de fazer até 4 questoes ou só até 2, já que as duas questões "dadas como feitas" entrariam pra contagem do numero total de 7?
Será que eu compliquei demais o problema?

Anônimo disse...

Professor, a título de melhorar a nota dos que ficaram em recuperação, especificamente a do tipo 2, tenho uma dúvida: Em virtude da cientec, o senhor considerou que todos ficaram com a nota máxima nas três últimas questões, ou seja, questões 19/2ª AV, 20/2ª AV e 21/3ª AV. Quanto à recuperação tipo 2, os alunos terão que responder novamente cinco questões, de forma a ficar com nota de no máximo cinco pontos. Pergunto: Não seria possível conceder a nota referentes às questões que não puderam ser publicadas em virtude da cientec?(Explicando melhor, a nota máxima de três pontos foi atribuída a todos os alunos. Então de o aluno optante pela recuperação tipo 2 obtiver nota máxima de 4,5, tal nota não pode ser somada com a nota 2, referente às duas últimas questões q não foram postadas em virtude da cintec, obtendo nota final na segunda avaliação de 6,5, como uma forma de melhorar sua nota?

Marcelo José Câmara de Araújo
200310518

Tassos Lycurgo disse...

Caros,

As questoes da cientec soh se aplicam aos que nao fizeram quaisquer das recuperacoes da 2av.

att.,
tl